domingo, 1 de junho de 2008

Resultados do curso de Técnicas de Feltro Manual

Tal como prometi, aqui ficam as experiências resultantes do curso de Técnicas de Feltro Manual. Experimentámos duas técnicas: a das agulhas e a de água e sabão. O princípio é sempre o mesmo: a lã de merino, natural ou de cores.
Na 1ª sessão, de manhã, trabalhámos com agulhas. Começámos por fazer um coração a partir de um novelinho. Tal como eu, a maioria das pessoas não imaginava o resultado final. O meu saiu algo realista demais, mas o próximo sairá melhor. Como houve tempo, experimentei uma flor muito simples para perceber se era possivel fazer pétalas fininhas. Foi pena mas não deu para acabar! De tarde, passámos à técnica de água e sabão:
Uma bolinha bem dura que pode ser um brinquedo para um gato... mesmo com unhas afiadas!
Outra bolinha, bem mais pequena que ao cortar ao meio revela as cores que utilizámos. Pode servir para fazer colares, pregadeiras, etc.

Na 2ª sessão, começámos por flores com a técnica de água e sabão. Ficou provado que é muito difícil prever o resultado final quando não se tem experiência. Vamos sobrepondo cores com a melhor das intenções, mas nem sempre o resultado é o que gostaríamos.Neste jarro, foi difícil controlar o tamanho do estame e, sinceramente, o que mais gostei foi do efeito do verde sobre o branco ;-)

Outra sessão, nova tarefa: uma carteira. Se eu disser que a base era um castanho muito, muito escuro, quase preto e que as cores que sobrepus eram garridas: azul petróleo, verde lima e amarelo... ninguém acredita! O resultado não me agradou.
No último dia fizemos um chapéu. Foi a minha peça preferida! Aqui fica uma primeira amostra.
Ainda houve tempo para começar um coelhinho com as agulhas. Ainda está por acabar, mas vai no bom caminho. Acreditem que não é fácil! Faltam-me muitas picadelas na lã e, por vezes nos dedos. Ui!

Sem comentários: